Callas no GNT

Dia 1o. de Agosto o canal pago GNT começa a exibir, a partir das 23h00, a série Callas & Onassis. Pra quem tá por fora, Maria Callas foi a maior cantora lírica da história e Aristóteles Onassis foi um armador grego milionário e o maior heartbraker/canastrão da história (tudo bem, Callas, nós mulheres te entendemos – been there, done that).
Quero muito assistir, depois posto aqui minha opinião.
Li a biografia de Callas logo que entrei na faculdade e pra mim, naquele momento, foi muito importante entender a vida da diva. Emprestei o livro da biblioteca e depois quis comprar, mas não encontrei. Pra quem ficou curioso, procure nos sebos!! Vale a pena. Uma história triste e admirável.

E falando em dramalhão, segue um vídeo de La Callas cantando “Casta Diva”

Esta ária pertence à ópera Norma, de V. Bellini. Se eu não me engano a Dior está usando esta ária em uma campanha de perfume pra TV. Enfim, esta ópera é conhecida pela dificuldade técnica do papel principal para soprano. Norma é a grande-sacerdotisa do templo dos druidas. Ela ama secretamente Pollione, com quem tem dois filhos. Pollione se cansa de Norma e se apaixona por Adalgisa, uma jovem virgem do templo. Adalgisa é seduzida a ir para Roma com Pollione e conta tudo para Norma. Norma então fica possuída de raiva, quase mata seus filhos, mas depois cai em si e os deixa na guarda de Adalgisa. Norma então denuncia Pollione e a si mesma para os druidas, que os queimam vivos.

A ária diz algo assim:

Casta Diva (“deusa pura”) que se ilumina
Estas plantas sacras antigas
Tornam seus belos semblantes a nós
Sem nuvens e sem véus
Acalme, ó Diva,
Os coros ardentes
A coragem audaz
Espalhe pela terra a paz
Reina no céu

Complete o rito: e o bosque sacro
Seja clareado dos profanos
Quando o irado e fosco Deus
Pedir o sangue dos romanos
Pelo tempo druida
Minha voz se voltará
Cairá, eu posso puni-lo
(Mas meu coração não sabe puni-lo.
Ah! Belo a mim retorna
Ao primeiro amor verdadeiro
Virei em sua defesa
Ah! Belo a mim retorna
Com seu raio sereno
E vida no seu peito
E pátria e céu eu terei
Ah, retorna novamente como antes fora,
Quando te dei meu coração
Ah, volta a mim.)

Esse post foi publicado em música, tv e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

